sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O que é extensão universitária?

A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. É uma espécie de ponte permanente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Funciona como uma via de duas mãos, em que a Universidade leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e recebe dela influxos positivos como retroalimentação tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e também aprendendo com o saber dessas comunidades. Ocorre, na realidade, uma troca de conhecimentos, em que a universidade também aprende com a própria comunidade sobre os valores e a cultura dessa comunidade. Assim, a universidade pode planejar e executar as atividades de extensão respeitando e não violando esses valores e cultura. A universidade, através da Extensão, influencia e também é influenciada pela comunidade, ou seja, possibilita uma troca de valores entre a universidade e o meio.

Por meio da extensão, a universidade tem a oportunidade de levar, até a comunidade, os conhecimentos de que é detentora, os novos conhecimentos que produz com a pesquisa, e que normalmente divulga com o ensino. É uma forma de a universidade socializar e democratizar o conhecimento, levando-o aos não universitários. Assim, o conhecimento não se traduz em privilégio apenas da minoria que é aprovada no vestibular, mas difundido pela comunidade, consoante os próprios interesses dessa mesma comunidade.

As atividades de extensão bem planejadas, bem estruturadas e bem executadas permitem à universidade socializar e democratizar os conhecimentos dos diversos cursos e áreas, e também preparar seus profissionais, não somente com a estratégia do ensino-transmissão, mas complementando a formação com a estratégia do ensino-aplicação.

Fonte:

SILVA, Oberdan Dias da. O que é extensão universitária? Disponível em: http://www.ecientificocultural.com/ECC2/artigos/oberdan9.html . Acesso em: 28/09/2009.

Um comentário:

  1. Na hipótese de você ter lido o artigo acima apenas uma vez, por favor, com muita calma leia novamente, pois o autor é, simplesmente, fantástico. Ela ama a vida, no entanto, também para ele sem educação de qualidade não faria sentido. O Oberdan transpira qualidade, sensibilidade, respeito pelo ser humano e pelo meio ambiente. E mais, por onde ele passa conquista a simpatia das pessoas. Ele segue o caminho que Deus traçou e nós ficamos com saudades.

    http://blogdojorgehipolito.blogspot.com/

    ResponderExcluir