segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto de Extensão MidiArte

Mídia + Arte + Sociedade

O objetivo deste projeto de extensão é fazer com que as informações, as discussões e as atividades proporcionem aos alunos do Ensino Fundamental Ciclo II um pouco mais de conhecimentos sobre a história das mídias e suas articulações com a arte, ampliando assim o seu senso crítico para avaliar os impactos dos meios de comunicação na sociedade.

Nesse primeiro momento do projeto, a realizar-se no dia 03/10/09, serão oferecidas três oficinas criativas a alunos do Ensino Fundamental Ciclo II (6ª série) da EE Prof. Virgílio Silveira, localizada no Distrito de Rechã, que pertence à cidade de Itapetininga, interior de São Paulo.

Conteúdo das Oficinas:

Arte Postal - as crianças conhecerão um pouco da história dessa modalidade artística, serão auxiliados no processo de criação de cartões postais virtuais que serão enviados entre o grupo, formando assim uma rede de arte postal, como muitas que já foram criadas pelo mundo afora!

Fotonovela - aqui os grupos serão assistidos na elaboração de um roteiro de uma história curta, com a opção de escolha entre 3 temas que fazem parte do universo dos adolescentes: a escola, a internet, ou as relações interpessoais (famílias, amigos, etc.). Serão elaborados storyboards e fotografadas as cenas, depois esse material será editorado no formato de uam fotonovela, que será postada aqui, como, aliás, será documentado todo o material produzido pelos participantes das Oficinas criativas.

Vídeo-Arte - para esta Oficina, nós preparamos um roteiro que contempla as quatro linguagens da arte: a dança, a música, as artes cênicas e visuais. Os alunos terão à sua disposição diversos instrumentos musicais feitos a partir de material reciclável (garrafas PET, latas de alumínio, etc.), serão coreografados e farão intervenções em uma música tanto com os instrumentos quanto com percussão corporal. O resultado dessa experimentação será editado num vídeo-arte que vai transportar os espectadores para uma nova dimensão.


O conteúdo das oficinas foi elaborado e implementado pelos alunos da turma ArV2 do 4º semestre de Licenciatura em Artes Visuais da UnB - Universidade de Brasília e faz parte de um Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário