domingo, 4 de outubro de 2009

Memorial descritivo - projeto MidiArte - 03/10/2009

Conteúdo

O grupo ArteFato, formado pelos alunos Ariane Leite, André Montanari, Carolina Antonio, Eleni Souza, Elizete Celoto, Monique Gregianin, Suzy Nobre e Zacarias Lopes, criou para atender à demanda de um projeto de extensão o MidiArte.

Trata-se de um evento que reuniu 30 alunos da 6ª série da EE Prof. Virgílio Silveira, escola estadual localizada no distrito de Rechã (zona rural de Itapetininga), no sábado (03/10/09) para participar de uma tarde educativa-cultural composta por três Oficinas Criativas:

Oficina de Arte Postal - as crianças conheceram um pouco da história dessa modalidade artística, foram auxiliados no processo de criação de cartões postais virtuais e estimulados a criar seus próprios postais a partir da escolha de um entre três temas: televisão, escola ou comunicação. Os postais foram enviados entre o grupo, formando assim uma rede de arte postal, como muitas que já foram criadas pelo mundo afora!

Oficina de Fotonovela - aqui os grupos foram assistidos na elaboração de um roteiro de uma história curta, também com a opção de escolha entre 3 temas que fazem parte do universo dos adolescentes: a escola, a tecnologia e a televisão. Foram elaborados storyboards e fotografadas as cenas, depois esse material foi editorado no formato de uma fotonovela, postada no blog do projeto, bem como todo o material produzido pelos participantes das Oficinas criativas.

Oficina de Vídeo-Arte - para esta Oficina, nós preparamos um roteiro que contemplou as quatro linguagens da arte: a dança, a música, as artes cênicas e visuais. Os alunos tiveram à sua disposição diversos instrumentos musicais feitos a partir de material reciclável (garrafas PET, latas de alumínio, etc.), foram coreografados e fizeram intervenções em uma música bastante popular tanto com os instrumentos quanto com percussão corporal. O resultado dessa experimentação foi editado num vídeo-arte.

Justificativa

A escolha desse formato de trabalho se deu por vários motivos:

1) escolhemos trabalhar com crianças da zona rural, sem acesso a atividades culturais, educativas, lúdicas, etc.;
2) a coordenação e a direção da escola se engajaram prontamente para que a atividade acontecesse, viabilizando, inclusive, o transporte e o lanche dos alunos;
3) a atividade nos deu a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina nesse bimestre por meio das oficinas;
4) esse evento foi encarado até mesmo como uma extensão do nosso estágio para a disciplina ESTAV-1;
5) atendemos perfeitamente à demanda do projeto envolvendo a comunidade e multiplicando conhecimentos;
6) começamos um movimento para democratizar a utilização do pólo, que desde a sua inauguração tem sido sub-aproveitado, especialmente pela comunidade e como um pólo cultural, já que a cidade carece de opções nesse sentido.

Relato da experiência

Definitivamente o Projeto Midiarte superou todas as expectativas. Além de ter sido uma experiência prazerosa e construtiva aos alunos, foi também um grande aprendizado para nós, do Grupo ArteFato, pois proporcionou integração, trabalho em equipe e espaço para a expressão criativa de cada um de seus integrantes que, ao se identificar com as atividades passou a pensar em formas de como implementá-las adequadamente a seu público-alvo, neste caso, pré-adolescentes.

Pelos relatos colhidos, junto ao alunado e também aos educadores que os acompanharam ( arte-educadora, professoras de Português e Educação Física e dois universitários integrantes da Escola da Família), que você poderá assistir aqui no blog, oncluímos que o projeto alcançou o seu intento que era o de proporcionar aos alunos um contato com as 4 linguagens da Arte: a dança, a música, as artes cênicas e visuais.

O interessante foi que as quatro horas incorridas até a finalização do projeto passaram muito rapidamente já que todos estavam muito envolvidos nas atividades, fato que vocês poderão comprovar assistindo às entrevistas concedidas por alunos e educadores, bem como por integrantes do grupo ArteFato. Além disso, devido a empolgação e a curiosidade dos alunos, o projeto não termina aqui, pois ficou acordado que iremos à escola fazer uma apresentação para todos os alunos e professores do trabalho elaborado pelos alunos participantes do projeto.

Todo o material produzido nas oficinas, bem como os vídeos e fotos do evento será disponibilizado neste Blog e reproduzido em CD ROM para envio às escolas que se interessarem em recebê-lo visando sua continuidade.

Disponíveis nas postagens anteriores toda a produção das oficinas:

- Arte Postal
- Fotonovelas
- Vídeo: Bate Lata
- Fotos do evento

Um comentário:

  1. Parabens pra Gente hein?:
    NUn é por nada mais ta simplismente Maraaaaa

    ResponderExcluir